Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

Alunas Dedicadas!

As alunas: Celma, Nilta, França, Ivonilde, Suzete e Augusta. São as alunas do curso de informática do programa Seliga de inclusão sócio-digital, elas já aprenderam à usar a internet e hoje já podem acessar sites e pesquisar sobre os diversos assuntos do mundo inteiro.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

O Centro

Conheça um pouco mais sobre o CCI !

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideias e experiências adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atividades Desenvolvidas

 
Grupos de Convivência:
  • Grupo Tempos e Memória (Narrativas Autobiográficas).
  • Oficina de Arte 
  • Atividades Físicas
  • Jogos Lúdicos 
  • Iniciação á Informática
  • Grupo de Direitos e Cidadania 
  • Dinâmicas de Grupo
  • Consciência Ambiental (Plantio de Mudas Frutiféras, Ornamentais e Medicinais)
  • Grupos Temáticos
  • Ginástica Cerebral
  • Gerontomotricidade

O Centro

O Centro de Convivência do Idoso de Maracanaú é um espaço de convivência sócio-familiar e comunitária onde são desenvolvidas atividades sócio-educativas, lúdicas e sócio-culturais com pessoas idosas visando desenvolver e contribuir para autonomia pessoal, numa perspectiva de garantia dos direitos sociais, emancipação humana e convívio intergeracional.


  
O Centro traz uma proposta ousada de trabalho voltado para a valorização e incentivo à memória histórica e cultural da comunidade local, onde é gerada a vida que precisa ser cuidada e preservada. É um espaço onde a convivência e a troca de experiências entre pessoas de diferentes idades podem reinventar novos sentidos para a existência humana, desenvolvendo potencialidades e habilidades individuais e coletivas, fortalecendo vínculos pessoais e familiares.

Alunas Dedicadas!

As alunas: Celma, Nilta, França, Ivonilde, Suzete e Augusta. São as alunas do curso de informática do programa Seliga de inclusão sócio-digital, elas já aprenderam à usar a internet e hoje já podem acessar sites e pesquisar sobre os diversos assuntos do mundo inteiro.

Maria Francisca de Aquino Nogueira - 69 anos  
 "Estou fazendo o curso de informática para me aperfeiçoar a lidar melhor com as coisas atualizadas no mundo em que vivemos. Estou gostando bastante, pois já aprendi coisas que nunca pensei. O professor é bastante interessado para conosco. Agradeço à ele por todas as coisas que estou aprendendo. Espero aprender mais ainda!"

Maria Augusta Palmeira da Silva - 72 anos
 "Faço informática para melhor ver notícias do mundo inteiro, se comunicar com tudo que nos rodeiam fora e perto de nós para irmos mais além. Antes só comunicávamos pelo rádio e televisão, agora vemos o mundo blobal. Precisamos bastante da internet para novos conhecimentos. Sou professora aposentada do estado do Ceará, trabalhei muito e hoje me sinto realizada! Meu trabalho foi importante para todos porque a saber é a base do conhecimento."

Dona Celma pesquisando imagens no Google!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PASSEIO AO PARQUE DO COCÓ

No dia 30 de Setembro, fomos para um passeio no Parque do Cocó, onde nos divertimos e apreciamos as lindas paisagens do local. Tiramos algumas fotos para registrar este momento, veja:





terça-feira, 18 de outubro de 2011

Entrevista com o Instituto IDEAR





Entrevista do Monitor Renan Cezar com a participante Maria Suzete.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Semana de Atividades ao dia do Idoso

1º de OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO IDOSO

 O Dia Internacional do Idoso: Foi em 1999, por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que se comemorou o ano internacional do idoso, em reconhecimento ao fato de que a população mundial está envelhecendo e de que isto pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais da humanidade em geral, o que pode contribuir em muito para paz e o desenvolvimento globais no século XXI. Sendo que no Brasil, o dia do idoso é comemorado no dia 27 de Setembro.

 No Centro de Convivência do idoso, haverá diversas atividades na semana que antecede o dia Internacional do Idoso. Veja a programação:


26 a 29 de SETEMBRO (9h às 11h)
  • Acolhida (Música com Jéssica Evelin, informes e lanche)
  • Serviços: 
- Verificação P.A./IMC/Diabetes - SMS
- Avaliação Bucal + Kit odontológico - SMS
- Artes manuais - SASC
- Ginástica (Lúdica) - SASC
  • Almoço e Música com a Jéssica Evelin
  • Encerramento e Entrega das Lembranças
30 de SETEMBRO (9h às 10h)
  • Caminhada - Concentração e retorno IFET
 
PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO
26/09/11 27/09/11 28/09/11 29/09/11 30/09/11
Segunda – feira Terça – feira Quarta – feira Quinta – feira Sexta – feira
CRAS Boa Esperança CRAS Alto Alegre CRAS Pq. São João CRAS Indígena CRAS Boa Esperança
CRAS Pajuçara CRAS Jereissati CRAS Mucunã CRAS Ant° Justa CRAS Pajuçara
CRAS Jereissati AVISA – 4 e 5 CRAS Jereissati CRAS Jereissati CRAS Alto Alegre
CRAS – 2 e 3
AVISA – 6 AVISA – 1 CRAS Pq. São João




CRAS Mucunã




CRAS Indígena




CRAS Ant° Justa




CRAS Jereissati




AVISA – 1,2,3,4,5,6

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Terapia Ocupacional


A Terapia Ocupacional, profissão da aréa de saúde, regulamentada em nível superior, trabalha com atividades humanas, planeja e organiza o quotidiano (dia-a-dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização de tempo, conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de autonomia e independência possível.

Locais de atuação

  • Hospitais (enfermaria e UTI)
  • Clínicas
  • Empresas (responsável técnico em tecnologia assistiva)
  • Centros de Reabilitação
  • SUS
  • Escolas e creches
  • Ambulatórios
  • Unidades Básicas de Saúde
  • Domiciliares
  • Assessorias
  • Instituições de Ensino Superior
  • Consultorias em empresas, escolas, entidades públicas e privadas.
 No Centro de Convivência do Idoso, temos a terapia ocupacional, que atua com atividades voltadas as artes manuais com os idosos. 


Vivendo e aprendendo...

Olá, Galera! Venho  informar como está andando as coisas aqui 
no Centro de convivência do Idoso.
Temos uma turma com uma média de idade, maravilhosa, mostrando que pra aprender não tem idade... Nós tivemos o imenso prazer de receber Seu Pedro aqui no telecentro do idoso com uma média de idade, magnifica e que deixa todos de boca aberta.. 
 
 
com 89 anos esbanja alegria e diversidade... !


 
Fora os outros exemplos dentro do CCI...
 

Facebook com informações do  o telecentro: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002116570914
Suzyane e Adriana Antunes
Monitoras do Centro de Convivência do idoso

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Alunas do nosso Telecentro

Turma da manhã  

As alunas: Celma, Nilta, França, Ivonilde, Suzete e Augusta. São as alunas do curso de informática do programa Seliga de inclusão sócio-digital, elas já aprenderam à usar a internet e hoje já podem acessar sites e pesquisar sobre os diversos assuntos do mundo inteiro.

Maria Francisca de Aquino Nogueira - 69 anos

"Estou fazendo o curso de informática para me aperfeiçoar a lidar melhor com as coisas atualizadas no mundo em que vivemos. Estou gostando bastante, pois já aprendi coisas que nunca pensei. O professor é bastante interessado para conosco. Agradeço à ele por todas as coisas que estou aprendendo. Espero aprender mais ainda!"

Maria Augusta Palmeira da Silva - 72 anos
 "Faço informática para melhor ver notícias do mundo inteiro, se comunicar com tudo que nos rodeiam fora e perto de nós para irmos mais além. Antes só comunicávamos pelo rádio e televisão, agora vemos o mundo blobal. Precisamos bastante da internet para novos conhecimentos. Sou professora aposentada do estado do Ceará, trabalhei muito e hoje me sinto realizada! Meu trabalho foi importante para todos porque a saber é a base do conhecimento."

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia de combate a violência contra os idosos


O envelhecimento populacional é, sem dúvida, um fenômeno mundial e vem acontecendo de maneira acelerada causando uma série de transformações principalmente sociais e econômicas, além de muitas preocupações. Uma delas é o aumento da violência contra a pessoa idosa. E a maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar.
No Brasil, as violências contra idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação, são freqüentes as denúncias de maus-tratos e negligências. E no lar onde convive com a família, que é a chave da sociedade, o elemento básico, não como lugar, mas sim como relação, que ocorre choque de gerações.
Assim, buscando romper com esse pacto do silêncio a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.

O Centro


O Centro de Convivência do Idoso é uma unidade de atendimento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, voltado para a proteção básica às pessoas idosas.

O Centro traz uma proposta ousada de trabalho voltado para a valorização e incentivo à memória histórica e cultural da comunidade local, onde é gerada a vida que precisa ser cuidada e preservada. É um espaço onde a convivência e a troca de experiências entre pessoas de diferentes idades podem reinventar novos sentidos para a existência humana, desenvolvendo potencialidades e habilidades individuais e coletivas, fortalecendo vínculos pessoais e familiares.

 
Subir